Muito prazer!
Morro do Trombudo, local histórico, antiga divisa entre as capitanias de São Paulo e Santa Catarina. Pois, em 12 de abril de 1791 o Capitão Antônio Marques Arzão afixou um marco de madeira no ponto culminante delimitando as capitanias e então requereu as terras de Bom Retiro como descobridor.
Na certidão de assentamento, Arzão relata o objetivo de sua escalada ao Trombudo que possui altitude de 1306m, “...Em observância às ordens do Senhor capitão-mor Regente Bento do Amaral Gurgel Annes, de 24 de março de 1791, fui assentar, por parte desta Capitania de São Paulo, um marco no cume da Serra apelidada do Trombudo...”
Este é o primeiro relato documentado que se tem conhecimento sobre a subida de uma montanha em Santa Catarina, diante disso o local possui valor histórico também para o montanhismo catarinense.
Restos do cerne de madeira Andrade foi encontrado pela expedição realizada em 2008 coordenada pelos Presidentes dos Museus de Arqueologia Altair Wagner e Museu da imigração Alemã Dario Lins. Sendo na ocasião assentado marco geodésico no mesmo local.
O visual é incrível, de um lado o alto vale do Itajaí e do outro a serra catarinense. O ponto alto da caminhada é quando se chega ao "facão" do morro e têm que se caminhar num espaço muito pequeno com dois precipícios fascinantes de onde se avista a cidade e as cadeias de montanhas que lhe cercam inclusive a formação da serra geral no Campo dos Padres.
Cachoeira do Costãozinho é um plus pós trilha de montanha. Esse percurso é feito de carro e a trilha é bem curta e como os locais são próximos vale a pena conhecer e se encantar com tanta beleza.
Trilha de 7,5 km
Nível: Moderado
Regulamento
O valor da atividade será de R$ 160,00 (cento e sessenta reais) por pessoa. Nesse valor estão inclusos os Serviços de guiamento, seguro aventura e taxas de acesso.
*Deslocamento não incluso. A viagem até o incio da trilha é por conta de cada participante.
Ao me inscrever declaro para os devidos fins
- Gozar de boa saúde e condicionamento físico;
- Ter sido informado dos riscos que a atividade de caminhada de longo percurso oferece (Queda, escorregão, tropeção, escoriações, espinhos, picada de insetos e animais peçonhentos, mau tempo, perda de pertences pessoais, exaustão física, e etc);
- Seguir as orientações dos guias;
Requisitos
1. Ter um bom condicionamento físico e não ter problemas de saúde que interfiram no seu rendimento físico;
2. Possuir experiência em caminhadas;
3. Ser capaz de levar seus pertences em sua mochila.
Roteiro - 28/02/2022
08:45h - Encontro com grupo em Bom Retiro - Padaria Casa do Café
09:00h – Deslocamento até o inicio da trilha
09:30h – Pé na Trilha
12:00h – Lanche (cada um deverá providenciar o seu)
14:00h – Encorrento da Trilha Morro do Trombudo e deslocamento para a Cachoeira do Costãozinho
14:30h - Trilha Cachoeira Costãozinho
15:30h - Encerramento
O que levar?
- Lanche de trilha (sanduíches, frutas, barras de cereal);
- Água | Isotônico (1,5 litros por pessoa)
- Roupas e calçados adequados para terrenos montanhosos;
- Mochila ataque (preferência);
- Boné;
- Óculos de sol;
- Protetor Solar;
- Repelente de insetos;
- Toalha e roupa reserva;
- Esparadrapo, bandagens e curativos para calos;
- Medicamentos de uso pessoal
* Eventualmente em casos de intempéries ou outros riscos o percurso poderá ser alterado durante a caminhada.
**Havendo condições climáticas desfavoráveis o evento será cancelado e remarcado para outra data (sem devolução da taxa de inscrição).
*** Havendo desistência por parte do inscrito não será devolvido o valor da inscrição.