Muito prazer!
Dicas Trilhas
Caminhar em meio a natureza é uma forma muito prazerosa de se praticar exercícios físicos. Faz muito bem para a saúde física e mental. Permite que se tenha momentos de lazer, relaxamento e contemplação da natureza. Sem contar as aventuras, experiências e histórias incríveis que proporcionam. Além de ser um importante meio pelo quais se constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. E, de fato, é uma das melhores maneiras de se reenergizar e se reencontrar com a paz.
A Importancia das Trilhas
Por onde comerçar
Se você nunca fez trilhas ou está começando, de modo geral, o ideal é que você faça as mais fáceis, onde não se tem muitos obstáculos e que não sejam tão extensas. Procure ir com quem já possui experiência e conhecimento sobre o local. Sempre avise alguém para onde está indo.
Fazer trilhas é uma atividade que exige responsabilidade, e para que tudo ocorra bem, a disciplina e o respeito algumas regras são fundamentais:
-
Respeitar todas as orientações passadas pelos organizadores do evento;
-
Não se dispersar do grupo;
-
Respeitar os demais integrantes;
-
Não deixar lixo na trilha. Sempre leve uma sacolinha extra e traga de volta;
-
Não ingerir bebidas alcoólicas nem fazer o uso de drogas;
-
Hidratar-se bem;
-
Levar bom humor, disposição e alegria!
-
Companheirismo é fundamental!
Regras e Dicas Gerais
Roupas e calçados Adequados
Quando estamos inseridos ambientes naturais, estamos expostos a diversos fatores de riscos e intempéries, como exposição ao sol, frio, vento, chuva. Então, a primeira coisa a se preocupar é com a vestimenta. Como bem diz Cavallari, experiente aventureiro, já faz muito tempo as roupas deixaram de ser simples pedaços de pano e ganharam status extensão de nossos corpos. Tendo como principal função nos proteger. Portanto, utilizar as vestimentas adequadas é fundamental. O mesma vale para o calçado.
Calçado: o ideal é utilizar uma bota de trilha, pois têm mais resistência e fornece maior proteção aos pés. A aderência do calçado também é muito importante. Atenção: não faça trilhas de chinelos ou sandálias de dedo, pois estes calçados aumentam os riscos de torções, picadas de insetos, etc.
Primeira Camada: também chamada de segunda pele, por realmente imitar a função da pele humana. Serve para retirar o suor da superfície da pele, transferindo o diretamente para o ar, ou para a camada subsequente, permitindo que ele evapore, mantendo a roupa seca. Se a rupa estiver molhada, iremos perder calor 23 vezes mais rápido. Existem muitos tecidos com esta tecnologia, sendo o ideal um de secagem rápida e com boa condução de umidade. Os de Poliéster, como o DryFit é o mais comum.
Segunda Camada: essa é uma camada intermediária, com função de “aquecer o corpo”. Na verdade, roupas não produzem calor, mas sim retêm ou retardam a perda do mesmo. A segunda camada, portanto, serve para isolar a temperatura do corpo, mantendo-o aquecido. A segunda pele também é respirável, transferindo o suor para a terceira camada.
Terceira Camada: essa camada protege contra o vento e a chuva, por ser impermeável. O que é interessante nessa camada é que, antes de existir os tecidos respiráveis, as roupas impermeáveis nos protegiam da chuva, mas nos encharcava de suor, o que fazia com que a sensação térmica fosse de frio e, consequentemente, risco de hipotermia. A tecnologia empregou o conceito de tecido respirável e impermeável. Cada poro desse material é milhares de vezes menor do que uma molécula de água, mas centenas de vezes maior que uma molécula de vapor d’água. Isso significa que a água da chuva não infiltra no tecido, mas o suor, em forma de vapor, consegue atravessar o tecido, transferindo-o para o ar.
Calça x Bermuda: a calça oferece mais proteção do que bermuda, tanto do sol, como contra insetos, espinhos e plantas urticantes, arranhões, etc.
Alimentação
Prefira alimentos que darão mais energia para a realização da atividade (ricos em carboidratos), que sejam leves e de rápida digestibilidade, como pães, frutas frescas, secas e cristalizadas, barras de cereais, barrinhas energéticas, sucos, etc.
Hidratação
É indispensável a ingestão de água durante as trilhas, assim como em qualquer outro tipo de atividade física, pois se não houver a reposição do líquido no corpo, corre-se o risco de desidratação. Importante levar uma quantidade suficiente de água para o período que se pretender permanecer na trilha. Portanto sempre leve uma água em quantidade suficiente. Devemos sempre lembrar que o ideal é ingerir água em pequenas quantidades e em curtos espaços de tempo, e não esperar dar sede para beber, mantendo o corpo sempre hidratado!
Medicamentos / Kit Primeiros Socorros
Conservar a saúde em bom estado é um dos requisitos fundamentais para garantir a segurança. Não esqueça de levar medicamentos de uso contínuo, casa faça uso de algum. Procure levar protetor solar, repelente e anda sempre com um kit básico de primeiros socorros.
Equipamentos e Acessórios
Itens fundamentais para trilhas de curta duração (até 1 dia)
-
Boné
-
Luva
-
Bandana
-
Óculos de sol
-
Protetor solar
-
Protetor labial
-
Lanterna de cabeça
-
Repelente
-
Lanches
-
Garrafa d’água
-
Capa de chuva
-
Bastão de caminhada (opcional porém essencial.