NOSSOS ROTEIROS

CÂNION DO FUNIL

Bom Jardim da Serra/SC

Os mais belos cenários, na maioria das vezes, exigem um pouco mais de dedicação para serem contemplados. Esse é o caso do estonteante Cânion do Funil. Até chegar a beira do Cânion, caminhamos pelos belos campos de altitude. O Cânion recebe esse nome por possuir uma formação rochosa em insurge do meio do cânion com a semelhança de um gigantesco funil. A grandiosidade e o cenário de encher os olhos nos faz sentir pequenos em meio à imensidão de campos, escarpas e rochedos.

CÂNION DO LARANJEIRAS 

Bom Jardim da Serra/SC

O Cânion do Laranjeiras é um dos destaques da região serrana. Situado a 15 km do centro da cidade de Bom Jardim da Serra é um dos mais belos espetáculos da natureza com uma paisagem exuberante. Com desfiladeiros estonteantes e lindas cachoeiras que formam o Rio Laranjeiras o cenário é paradisíaco. Os belos campos de altitude adornados por pinheiros de araucária dão um charme às bordas do cânion.

CACHOEIRA GARGANTA DO BUGIO

Bom Retiro/SC

a Trilha da Garganta do Bugio fica dentro da RRPN Curucaca.  O percurso é de pouco mais de 8 km, com trechos de escalaminhada em meio a mata fechada, mas, todo esforço valeu a pena, pois, a recompensa é o visual fantástico das cachoeiras.  

SOLDADOS DO SEBOLD

Alfredo Wagner/SC

Como se propositalmente fossem esculpidos neste local os Soldados do Sebold são como sentinelas, os guardiões do Campo dos Padres. As formações de arenito Botucatu insurgem ao final da última escarpa naquele ponto da serra geral. Acima dos Soldados do Sebold estão localizados os pontos mais do Estado de Santa Catarina, no Campo dos Padres. A beleza da região é indescritível. Neste local está o Rio Lajeado que nasce nos platôs da serra geral sendo assim a principal nascente do Rio Itajái-Açu.

MORRO DO TROMBUDO

Bom Retiro/SC

O Morro do Trombudo possui  um visual incrível, de um lado o alto vale do Itajaí e do outro a serra catarinense. O ponto alto da caminhada é quando se chega ao "facão" do morro e têm que se caminhar num espaço muito pequeno com dois precipícios fascinantes de onde se avista a cidade e as cordilheiras de montanhas que lhe cercam inclusive a formação da serra geral no Campo dos Padres.

SERRA DOS LORENZI + CARVERNA 3 PONTAS

Bom Retiro/SC

A Serra dos Lorenzi possui o aclive/declive bem acentuado. O pico fica a 1208 m, para chegar lá em cima é uma bela escalaminhada.  Recebe esse nome em homenagem a essa família de imigrantes italianos que se estabeleceu na região. Localizada no limiar entre a serra e o alto vale do Itajaí proporciona uma bela visão panorâmica das duas regiões catarinenses. A Caverna Três Pontas possui cerca de 8 metros de largura e 20 metros de profundidade. 

PEDRA FURADA

Urubici/SC

 

A trilha é realizada contornando o cume do Morro da Igreja 1822m, de onde se avista a Serra do Corvo Branco, as Pirâmides e a Serra Furada, numa das mais belas visões panorâmicas do Serra Catarinense. Durante a caminhada se  observa serras, montanhas, vales e cânions magníficos. Após 4 km de trilha se chega ao centro da enigmática formação rochosa de basalto (derrame de lava vulcânica) conhecida mundialmente como PEDRA FURADA.​

CACHOEIRA RIO DOS BUGRES

Urubici/SC

 

A Cachoeira do Rio dos Bugres é uma das mais belas e está entre as maiores quedas d'água da serra catarinense. Com aproximadamente 120 de altura, suas águas saltam do Campo dos Padres entre profundos paredões de pedra rodeados de uma vegetação ainda intocada. Abaixo forma-se um lindo poço onde é possível nadar. Nos dias de céu azul um arco-íris se forma sobre o poço tornando o lugar ainda mais paradisíaco.  O percurso de acesso à cachoeira é realizado em meio a matas e campos, incluindo travessia de rios, destino ideal para quem gosta de aventura.

CÂNION DA RONDA

Bom Jardim da Serra/SC

O Cânion da Ronda é de fácil acesso. Da sua borda, a vista é ampla. Em dias de céu limpo é possível enxergar o litoral sul. O nome surgiu na época da passagem dos tropeiros pela Serra Catarinense. Os tropeiros vinham do Rio Grande do Sul e paravam nas bordas dos cânions para descansar. Enquanto os companheiros dormiam, um homem sempre ficava responsável por fazer a ronda, garantindo que o gado não se espalhasse pelo terreno. Podemos considerar esse o passeio ideal para aqueles que estão iniciando na prática do trekking.

CÂNION DO ESPRAIADO

Urubici/SC

O Cânion do Espraiado é uma paisagem que inspira contemplação. Incrustado no final de um vale extenso e rico em vegetação, apresenta profundos e imponentes paredões e ornamentados por uma belíssima queda d´água, a nascente do Rio Espraiado. Quando se atinge o topo e bordas do imenso cânion é que se percebe que todo o esforço valeu a pena.

PIRÂMIDE - SERRA DO CORVO BRANCO 

Urubici/SC

A trilha inicia na Serra do Corvo Branco, na lendária estrada que atravessa dois imensos paredões com 90 metros de altura, sendo assim, o maior corte em rocha arenítica do Brasil. A "garganta" de entrada proporciona uma visão impressionante. A partir desse local iniciamos a trilha subindo a serra  em direção a "Pirâmide" aonde se têm uma visão magnífica dos platôs que formam a borda da serra geral. A Pirâmide é um morro em formato triangular. Sua semelhança a uma pirâmide chega a impressionar.

ROTA DAS CACHOEIRAS

Bom Retiro/SC

A Rota das Cachoeiras é uma atividade na modalidade passeio para aqueles que desejam explorar lindas cachoeiras pouco conhecidas em Bom Retiro/SC. Todo o percurso até os locais de inicio das trilhas é feito de carro e se caminha muito pouco para chegar às mais belas cachoeiras com cenários paradisíacos.

CÂNION DO ENCANO 

Bom Retiro/SC

 

Imagine um lugar que somente existe nos filmes de fantasia... Esse lugar é real é o Cânion do Arroio Encano, de uma beleza ímpar, as águas fizeram seu caminho há milênios abrindo uma ruptura entre os paredões de rocha. A gama de verdes prende os olhos pela beleza e os imensos paredões pela imponência e poder. O lugar é habitat natural de aves da espécie Taperuçu-de-coleira-branca (Streptoprocne zonaris) a maior espécie da família dos andoriões  que em voo pode chegar a velocidade de 100 km/h .


Prepare-se para uma viagem fantástica e insólita nas entranhas da terra.  

IMG_5021-75.jpg

MORRO DO CAMPESTRE + RIO 7 QUEDAS

Urubici/SC

O Morro do Campestre é uma formação de arenito a 1.380 metros acima do nível do mar. Uma fenda na rocha abre-se como uma janela de onde é possível ter uma visão panorâmica do belo vale do Rio Canoas. Após descer o morro o destino é o Rio Sete Quedas. Praticamente todo o percurso é feito caminhando dentro d’água. Assim sendo é uma atividade para se realizar no verão. Essa trilha te “obriga” a interagir com a natureza de uma maneira exuberante e sem limites

NASCENTE DO RIO PELOTAS

Bom Jardim da Serra/SC

O início da trilha fica próximo ao Morro da Igreja,  com seus 1.822 metros de altitude. Todo o percurso é de aproximadamente 10 km (ida e volta). Pelo caminho iremos nos deparar com lindas turfeiras intocadas que embelezam os campos que estão preservados sem nenhuma interferência humana. Essa trilha tem tudo o que o eco caminhante espera encontrar: Turfeiras enormes, mata nebular, riachos, campos e ao final estar à beira do cânion onde está um dos mais belos monumentos naturais da serra Catarinense, a Pedra Furada. 

CÂNION DO PORTAL

Bom Jardim da Serra/SC

 

O Cânion do Portal é pouco conhecido e inexplorado  o nome é uma alusão ao Portal Pedras que se avista na imponente escarpa que insurge como um castelo no meio do cânion.

 

Ao caminhar sobre um dos penhascos sentimos como se estivéssemos caminhando sobre uma ponte, indo para um lugar mágico para um portal que se abrirá para outra dimensão. Cada passo nesse local é mágico e encantador. Cenário perfeito daqueles cinematográficos que enchem os olhos e o coração de quem trilhar por estes magníficos campos!

PEDRA BRANCA

Alfredo Wagner/SC

 

A Serra da Pedra Branca fica em Alfredo Wagner/SC em uma região belíssima, porém pouco conhecida. Seu cume está a 1.666m, é a parte inicial do Campo dos Padres e se conecta a serra geral. O imenso perau branco possui um entalhe natural gigante que lembra a cara de um macaco. Que como um guardião fica olhando para o vale e para as montanhas que o cercam. 
 

© 2016 por Dario Lins Nature Photography | Eco Trilhas Serra Catarinense - CADASTUR Nº 24.086051.80.0001-8 

  • flickr-sociocon
  • instagram_f_icon-icons.com_65485
  • face
  • tripadvisor