top of page
49476894768_56f3c78ca4_o (2).jpg

TRILHA  PEDRA FURADA

TRILHA DA PEDRA FURADA | Urubici, SC

A Pedra Furada está localizada no Morro da Igreja em Urubici/SC, é uma atração natural, conhecida por sua formação rochosa em formato de arco sobre uma escarpa do cânion. 

Por ser uma trilha localizada em um parque nacional existe normas de acesso estabelecidas pelo ICMbio e é  importante seguir algumas regras e informações para preservar a natureza e garantir a segurança dos visitantes. Abaixo, você encontrará as principais informações:

Regras e Orientações 

  • ACESSO: A Pedra Furada está localizada a aproximadamente 25 km do centro de Urubici, na Serra Catarinense. O acesso é feito por uma estrada asfaltada é possível chegar lá de carro.

 

  • TRILHA: A trilha até a Pedra Furada possui cerca de 8 km de extensão. Ela passa por uma área de encosta do Morro da Igreja, por mata nebular, áreas abertas com visual incrível das montanhas e os cânions da serra geral. Para chegar até a Pedra furada têm uma parte com descida dentro do cânion. A descida é segura e sem necessidade de usar equipamentos.

 

  • CLASSIFICAÇÃO DO PERCURSO:  O percurso é de nível moderado e pode ser concluído em cerca de 5 a 6 horas, dependendo do seu ritmo.

 

  • PRESERVAÇÃO: É fundamental respeitar o ambiente natural e a vegetação local. Não deixe lixo pelo caminho e não danifique as plantas e árvores. A Pedra Furada é uma área de preservação, e a conservação do local depende da responsabilidade de todos os visitantes.

 

  • SEGURANÇA: Siga as orientações do guia! Embora a trilha seja relativamente curta, é importante tomar medidas de segurança. Use calçados adequados, como tênis ou botas de trilha, para evitar escorregões. Leve água, protetor solar e repelente de insetos.

 

  • HORÁRIO DE VISITAÇÃO: A Trilha Pedra Furada pode ser visitada o ano todo. Para realizar a trilha é obrigatório que seja iniciada pena manhã.

  • GUIA/CONDUTOR: Como está dentro do parque Nacional para realizar a trilha é obrigatória à contratação de Guia/Condutor devidamente credenciado no parque. O guia/condutor pode fornecer informações adicionais sobre a região e garantir a sua segurança.

 

  • RESERVAS: As reservas E maiores informações para a trilha da Pedra furada podem ser feitas com Eco Trilhas Serra Catarinense que possui Guias de Turismo Especializados em Atrativos naturais e Condutores devidamente autorizados pelo ICMbio a realizar a atividade dentro do Parque Nacional. 

 

WHATSAPP 49 99801-6193

Fazer trilhas é uma atividade que exige responsabilidade, e para que tudo ocorra bem, a disciplina e o respeito algumas regras são fundamentais:

 

  1. Respeitar todas as orientações passadas pelos organizadores do evento;

  2. Não se dispersar do grupo;

  3. Respeitar os demais integrantes;

  4. Não deixar lixo na trilha. Sempre leve uma sacolinha extra e traga de volta;

  5. Não ingerir bebidas alcoólicas nem fazer o uso de drogas;

  6. Hidratar-se bem;

  7. Levar bom humor, disposição e alegria!

  8. Companheirismo é fundamental!

53047840247_9fc5ba7edb_o.jpg
53047842227_4a4f0c1f13_k.jpg
52765889752_2fdd422ea7_k.jpg

Roupas e calçados Adequados

Quando estamos inseridos ambientes naturais, estamos expostos a diversos fatores de riscos e intempéries, como exposição ao sol, frio, vento, chuva. Então,  a primeira coisa a se preocupar é com a vestimenta. Já faz muito tempo as roupas deixaram de ser simples pedaços de pano e ganharam status extensão de nossos corpos. Tendo como principal função nos proteger. Portanto, utilizar as vestimentas adequadas é fundamental. O mesma vale para o calçado.

Calçado: o ideal é utilizar uma bota de trilha, pois têm mais resistência e fornece maior proteção aos pés. A aderência do calçado também é muito importante. Atenção: não faça trilhas de chinelos ou sandálias de dedo, pois estes calçados aumentam os riscos de torções, picadas de insetos, etc.

Primeira Camada: também chamada de segunda pele, por realmente imitar a função da pele humana. Serve para retirar o suor da superfície da pele, transferindo o diretamente para o ar, ou para a camada subsequente, permitindo que ele evapore, mantendo a roupa seca. Se a rupa estiver molhada, iremos perder calor 23 vezes mais rápido. Existem muitos tecidos com esta tecnologia, sendo o ideal um de secagem rápida e com boa condução de umidade. Os de Poliéster, como o DryFit é o mais comum.

Segunda Camada: essa é uma camada intermediária, com função de “aquecer o corpo”. Na verdade, roupas não produzem calor, mas sim retêm ou retardam a perda do mesmo. A segunda camada, portanto, serve para isolar a temperatura do corpo, mantendo-o aquecido. A segunda pele também é respirável, transferindo o suor para a terceira camada. 

Terceira Camada: essa camada protege contra o vento e a chuva, por ser impermeável. O que é interessante nessa camada é que, antes de existir os tecidos respiráveis, as roupas impermeáveis nos protegiam da chuva, mas nos encharcava de suor, o que fazia com que a sensação térmica fosse de frio e, consequentemente, risco de hipotermia. A tecnologia empregou o conceito de tecido respirável e impermeável. Cada poro desse material é milhares de vezes menor do que uma molécula de água, mas centenas de vezes maior que uma molécula  de vapor d’água. Isso significa que a água da chuva não infiltra no tecido, mas o suor, em forma de vapor, consegue atravessar o tecido, transferindo-o para o ar.

Calça x Bermuda: a calça oferece mais proteção do que bermuda, tanto do sol, como contra insetos, espinhos e plantas urticantes, arranhões, etc. 

53335297005_cdc43b33cf_k.jpg
53334859361_fd3d949d02_k.jpg

Alimentação

Prefira alimentos que darão mais energia para a realização da atividade (ricos em carboidratos), que sejam leves e de rápida digestibilidade, como pães, frutas frescas, secas e cristalizadas, barras de cereais, barrinhas energéticas, sucos, etc.

Hidratação

É indispensável a ingestão de água durante as trilhas, assim como em qualquer outro tipo de atividade física, pois se não houver a reposição do líquido no corpo, corre-se o risco de desidratação. Importante levar uma quantidade suficiente de água para o período que se pretender permanecer na trilha. Portanto sempre leve uma água em quantidade suficiente. Devemos sempre lembrar que o ideal é ingerir água em pequenas quantidades e em curtos espaços de tempo, e não esperar dar sede para beber, mantendo o corpo sempre hidratado!

Medicamentos / Kit Primeiros Socorros

Conservar a saúde em bom estado é um dos requisitos fundamentais para garantir a segurança. Não esqueça de levar medicamentos de uso contínuo, casa faça uso de algum. Procure levar protetor solar, repelente e anda sempre com um kit básico de primeiros socorros.

cnion-do-funil_45483317401_o.jpg
44621136_2019811848097763_31373299946115

Equipamentos e Acessórios 

 Itens fundamentais para trilhas de curta duração (até 1 dia)

  • Boné

  • Luva

  • Bandana

  • Óculos de sol

  • Protetor solar

  • Protetor labial

  • Lanterna de cabeça

  • Repelente

  • Lanches

  • Garrafa d’água

  • Capa de chuva

  • Bastão de caminhada (opcional porém essencial. 

47691034291_808686fc26_c.jpg
bottom of page